Jovens usam anestésicos para cavalo como entorpecente no Recife

Curtir
Curtir Amei Haha Wow Triste Raivoso

A quetamina, Special K ou, simplesmente, “K” – medicamento veterinário usado para fins anestésicos, com efeito hipnótico – não é uma substância recém-descoberta. Em 2001, a banda inglesa Placebo já comparava o uso da droga por humanos a uma decepção amorosa em sua canção “Special K”, descrevendo a impotência do usuário diante da ação da substância: “Estou na areia movediça. Gravidade. Sem escapatória, gravidade”. 


Embora popular nas raves da Europa, o uso da droga sintética é um fenômeno recente no Brasil – e já levanta um alerta sobre a recente onda de consumo entre os jovens do Recife.

Em conversa com o NE10, duas pessoas que já utilizaram o medicamento como droga recreativa declararam que, entre outros efeitos, a quetamina proporciona a sensação de perda de controle do próprio corpo. 


A venda ilegal da substância – capaz de anestesiar quatro cavalos com apenas um vidro – culminou na prisão do veterinário Alberto da Costa Campos Neto, de 44 anos, detido em um estacionamento na Avenida Rosa e Silva, Zona Norte do Recife, na última sexta-feira (23).

O veterinário foi abordado e detido ao tentar repassar mais de 400 comprimidos do anestésico. 


De acordo com o gestor do Departamento de Repreensão ao Narcotráfico (Denarc), Leonardo Freire, o suspeito já teria dado indícios de que estava em posse de drogas e a polícia já tinha algumas informações, bem como suas características. 

“Durante a abordagem dos policiais ele já foi mostrando a substância e informando que se tratava de ecstasy. 

Já no departamento, fizemos alguns exames com a perícia e foi identificada a substância quetamina, que ele só deveria vender sob retenção de receita. Por este motivo, ele foi autuado por tráfico de entorpecentes”, contou. 

De acordo com Leonardo, a substância, vendida originalmente em forma líquida, foi apreendida pela primeira vez em Pernambuco sob a forma de comprimidos. 

O caso só foi divulgado pela polícia na manhã desta terça (27). 

Campos Neto foi encaminhado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.


Por: NE10
Curtir
Curtir Amei Haha Wow Triste Raivoso

Deixe Sua Opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.