Curtir
Curtir Amei Haha Wow Triste Raivoso

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou ontem (24), a Noite da Saúde do Homem, no Centro de Saúde de Gravatá, localizado à Rua Primeiro de Janeiro, S/N, no bairro do Cruzeiro. O evento teve início às 16h e seguiu até às 21h. Na ocasião, foram ofertados atendimentos com médicos, dentistas, nutricionista, enfermeiros, testes de glicemia (HGT), aferição de pressão arterial (PA), distribuição de preservativos masculinos, testagem rápida de HIV e Sífilis além de marcação de exames laboratoriais e PSA (exame de próstata). O interventor do município, Mário Cavalcanti, esteve presente na unidade, acompanhado das secretárias de Saúde e Governo, Comunicação e Imprensa, Adelaide Caldas e Tercília Vila Nova, respectivamente.

Durante os atendimentos, a equipe de saúde bucal realizou 115 atendimentos com os procedimentos de restauração, remoção de tártaro com utilização de ultrassom, profilaxia, cirurgia oral menor (extração), nos três consultórios do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona no mesmo prédio do Centro de Saúde. Também foram moldadas 54 próteses dentárias, que serão entregues aos usuários no prazo de 15 dias. 

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) apresentou palestras com os temas: saúde do homem, alimentação saudável, hipertensão e diabetes, e câncer de próstata e de pênis. A nutricionista do NASF realizou 110 avaliações antropomédicas nutricionais. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) esteve presente e realizou 41 testes rápidos de Sífilis e HIV, além de encaminhar os usuários para o CTA/SAE, para realização de exames de Hepatites A e B.

Quatro médicos realizaram 110 consultas clínicas nos consultórios do Centro de Saúde, e alguns usuários forma encaminhados para exames laboratoriais que serão realizados no Laboratório do Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa. Também foram realizadas 115 aferições de pressão e 180 testes de glicemia (HGT).

“Esse é um momento importante para os homens cuidar de si, e verificar como está a saúde. Os serviços ofertados nesta noite específica, acontecem diariamente nas unidades de saúde. Pensando no mês de combate ao câncer de próstata, a equipe de saúde realizou esta noite especial de atendimento para os homens, assim como foi realizado no mês de outubro, para as mulheres, quando o tem abordado foi o outubro rosa, com ações de combate ao câncer de mama”, disse o gestor do município, Mário Cavalcanti.

A secretária de Saúde, Adelaide Caldas falou sobre a necessidade de realizar uma noite de atendimentos exclusiva para homens. “Diariamente é difícil ver os homens procurarem as Unidades de Saúde da Família para atendimento preventivo. É de costume do homem só ir ao médico quando de fato, estão doentes. Por esse motivo, realizamos os atendimentos no período noturno, em que os homens têm mais disponibilidade de tempo para cuidar da saúde, esse foi o nosso objetivo, trazer o homem ao posto de saúde para prevenir possíveis doenças”, destacou.

O operador de máquinas, José Adenildo Vicente, de 41 anos, morador do bairro Alpes Suíços, soube da realização do evento e não perdeu a oportunidade. “Fiquei sabendo desses atendimentos na internet. Então resolvi vir para ser atendido pelo dentista, e fui atendido também pelo médico, testes de HIV e Sífilis, aferição de pressão, teste de glicemia e nutricionista. Sai daqui satisfeito com a atenção que recebi”, disse.

Para o aposentado, Agrício José de Souza, de 73 anos, morado do bairro do Jucá, a ação deve permanecer, pois nem todos podem pagar pelas consultas e o horário também foi agradável. “Eu achei muito importante ter uma noite para cuidar dos homens. Nem sempre a gente pode ir ao médico particular, aqui eu fui atendido por toda equipe, médico, enfermeira, verifiquei a taxa da glicose, e fiquei observando o atendimento com todo mundo. Eu acho que a Prefeitura deve fazer mais vezes porque foi bom demais”, concluiu.

Fotos: Rodolfo Lima 

Curtir
Curtir Amei Haha Wow Triste Raivoso

Deixe Sua Opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.