SAMU de Gravatá recebe novos uniformes e passa por treinamento de APH

Interventor Mário Cavalcanti entregou novos uniformes à equipe de socorristas

Curtir
Curtir Amei Haha Wow Triste Raivoso
1

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma capacitação para toda a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Gravatá. Com duração de 16 horas aula, o curso foi realizado entre os dias 14 e 15 de dezembro, e contou com a participação de 50 socorristas, entre eles, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores de viaturas e motolância. Na quinta-feira (15), último dia do curso, o interventor de Gravatá, Mário Cavalcanti, acompanhado da secretária de Saúde, Adelaide Caldas realizou a entrega de novos uniformes completos, para todos os funcionários do SAMU Gravatá, na Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça, onde o curso foi realizado. Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Agricultura, Laurinaldo Félix esteve presente.

Com o objetivo de melhorar sempre a qualidade dos serviços públicos de saúde ofertados no município, o serviço recebeu novos mobiliários, equipamentos e materiais que serão utilizados pela equipe para a formação continuada. Além dos uniformes, foram entregues  01 armário em aço com duas portas, 01 armário vitrine com frente e laterais em vidro, 05 cadeiras fixas com encosto, 02 estantes, 01 mesa de reunião, 01 TV 32”, 02 condicionadores de ar Splinter 7000 BTUS, 01 notebook, 01 impressora multifuncional, 01 estabilizador, 01 projetor, 01 tela de projeção, 02 aferidores de glicose, 02 pedais de acionamento, válvula de segurança e vasilha de termoplástico, 02 bombas de infusão com bateria e programação de infusão, 01 bateria recarregável com autonomia para 50 choques com tela de eletrocardiograma (ECG), 04 esfigmomanômetro adulto, 01 estetoscópio, 10 reanimadores pulmonar manual adulto (AMBU) de silicone com reservatório, 04 reanimadores pulmonar manual pediátrico (AMBU) de silicone com reservatório, 06 suportes de ferro para caixa de perfuro cortante.

“A saúde pública é uma de nossas prioridades. Trabalhamos muito para regularizar serviços que estavam paralisados, comprar medicamentos e equipamentos que estavam faltando em unidades de saúde e no hospital municipal. Com muito esforço, empenho de toda equipe, conseguimos além de regularizar os serviços, reformar unidades e adquirir equipamentos, novos veículos, ambulância entre outros. É com muita alegria que entregamos a vocês esses uniformes novos, para melhor atenderem as ocorrências desse serviço que é essencial no município”, enfatizou o interventor, Mário Cavalcanti.

TREINAMENTO: Entre os dias 14 e 15 de dezembro, as equipes de socorristas do SAMU Gravatá passaram por treinamento de suporte básico de vida com abordagem de suporte avançado com foco em Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Ao todo, 50 profissionais participaram do curso que teve carga horária de 16 horas. Ministrado pelo médico, Dr. Leonardo Paiva Clement e pelo instrutor de APH, Lucas Moreira, das empresas, Instituto Brasileiro de Atendimento Pré-Hospitalar (IBRAPH) e HAWK Atendimento Pré-Hospitalar, a formação aconteceu de forma teórica e prática.

“Neste treinamento, os profissionais são preparados para atender qualquer situação de parada cardiorrespiratória em adultos, crianças, lactantes. Saber usar corretamente o desfibrilador automático (DEA), que qualquer pessoa pode utilizar para reverter uma situação de parada cardíaca. Também trabalhamos situações de obstrução das vias aéreas (engasgos), vítimas de afogamentos, como classificar o afogamento e como atuar em cada um dos diferentes graus. Todas as situações que precedem o mais grave que é a parada cardíaca, e que o profissional de saúde precisa saber identificar os sinais, e poder intervir evitando que o caso se agrave”, explicou o médico do IBRAPH, Leonardo Clement.

As aulas foram divididas em teóricas e práticas para que todos os socorristas pudessem aplicar o conhecimento adquirido no treinamento, nas simulações de atendimento de urgência, com destaque para imobilizações e reanimação dos pacientes.

Curtir
Curtir Amei Haha Wow Triste Raivoso
1

Deixe Sua Opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.