Liga Desportiva Gravataense recebe prêmio Bons Negócios

A LDG – Liga Desportiva Gravataense foi fundada em 27 de julho de 1966.

Curtir
Curtir Amei Haha Wow Triste Raivoso
44
LDG – Foto – Gilvan Silva

Neste ano, a LDG – Liga Desportiva Gravataense, completa 51 anos de história, e foi agraciada com o prêmio Bons Negócios 2016\2017.

A LDG – Liga Desportiva Gravataense foi fundada em 27 de julho de 1966. 

Na primeira diretoria que teve um mandato de 3 anos, tivemos como presidente Antônio Ângelo da Silva e como vice Nelson Toscano de Brito. secretário: Hieroíto Oliveira; presidente da primeira junta de justiça desportiva – Manoel Pereira da Silva.

A segunda diretoria teve como presidente e vice respectivamente: Manoel Francisco dos Santos e Gilvan Ferreira da Costa. Esta diretoria renunciou antes de completar um ano, assumindo Luiz José Vieira como presidente e José Firmino da Rocha como vice-presidente.

A terceira diretoria teve como presidente Hieroíto Oliveira e como vice-presidente Abel Gomes.

Entre os desportistas fundadores podemos citar: Odilon Bezerra da Silva o Lula Alfaite; Antônio Guilhermino do Nascimento – o Toinho da Radar, José André de Carvalho – conhecido por Zeza Cajú e Francisco Ramos da Silva – Sargento Chico.

A primeiro atleta registrado na LDG é conhecido popularmente por Babú. Figuram como clubes fundadores: Cruzeiro, Real Brasilia, Centro Desportivo, e Comércio.

Já em 1967, um ano após a sua fundação, a LDG sagrava-se campeã de futebol do interior pernambucano com a participação dos atletas: Gil Preto, Mauricio, Zé de Uda, Dão, Deda, Arnaldo, Silas, Pitu, Leôncio, Carlos, Paulo, Zé Patrício, Dué, Gil Careca, Sales, Venceslau, Vi, João e Silvio.

A LDG, disputou por 23 vezes a copa do interior de futebol, competição promovida e coordenada pela FPF, tendo conquistado 3 títulos de campeã.

O último deles em 1974, foi conquistado na justiça desportiva de pernambuco, graças ao empenho do saudoso desportista Hieroíto Oliveira, conhecido por Lilito que descobriu irregularidades na seleção de petrolina que havia ganho de Gravatá o jogo final, e ao dar entrada na FPF com o protesto recebeu proposta financeira para não dar entrada, tendo respondido aos proponentes: “Entre o dinheiro e Gravatá, eu fico com a minha cidade”.

Vale ressaltar que através da LDG já foram revelados vários atletas para o futebol profissional de Pernambuco, do Brasil e até para o Exterior.

Não poderíamos deixar de citar dois saudosos técnicos que prestaram relevantes serviços a nossa seleção: Pedro da Antárctica e Beto da Cerâmica,

A terreno para a construção da Sede Social da LDG, foi doado pelo saudoso prefeito Silas Salgado, enquanto que a construção e o mobiliário teve colaborações importantes de: Elias Lira, Sebastião Martiniano e Joaquim Neto. Sebastião Martiniano foi, inclusive, o prefeito responsável pela liberação de subvenções mensais para a LDG e para os clubes filiados.

Alem do campeonato de futebol, a LDG já promoveu e promove competições como: Torneio de Xadrez, Dominó, Copa Gravatá de Futsal, Campeonato de Juniores e Copa Rural de Futebol.

No ano de 1991 a LDG promoveu a festa de 25 anos de fundação. Na oportunidade Alexsandra de Carvalho, representando o Centro Desportivo Gravataense foi eleita a Garota LDG 25 anos. No último dia 24 de julho, tivemos no Estádio Erasmo Feitosa a abertura do Campeonato Cinquentenário, com o jogo Canarinho x Bragantino, registrando-se um fato inédito: o atleta Carlos Pelé da equipe do Bragantino marcou o primeiro gol do campeonato aos 50 segundos de jogo, sendo este portanto o gol mais rápido registrado na história da LDG.

Curtir
Curtir Amei Haha Wow Triste Raivoso
44

Deixe Sua Opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.